Peças Litúrgicas

Nossa Senhora do Rosário

Base chanfrada sobre a qual se sustenta um bloco de nuvens espiraladas com três querubins. Santa veste túnica, sobretúnica, gola, manto e véu. Virgem e Menino possuem olhos de vidro. A composição apesar de esculpida no século XIX, seguindo a tradição da imaginária baiana, apresenta a expansão volumétrica e contorção anatômica típicas da imaginária setecentista de inspiração barroca. Os rasos drapeados do véu e do manto esvoaçantes, além do caimento em formato de "S" do panejamento abaixo da cintura conformam um típico traçado regulador curvo do estilo supracitado. Chama atenção, finalmente, o tipo de ornamentação do estofamento com aplicação de grandes camadas de douramento em florões, típico da imaginária baiana.

São Benedito

Santo e Menino possuem olhos de vidro. São Benedito veste o hábito franciscano com capuz e corda com três nós. Ele segura sobre os braços um pano branco sobre o qual repousa o Menino, que teria lhe aparecido em visões. Descalço sobre base chanfrada, destaca-se ainda o acabamento ornamental rico em florões dourados em esgrafito (este especificamente em pano de linho) típicos da imaginária baiana.

Busto Monsenhor Gentil

Busto de Monsenhor Francisco Gentil da Costa. Usa barrete, óculos e sua veste apresenta seis botões. Está sobre estrutura de mármore octogonal. Monsenhor Gentil foi o responsável pela construção da atual igreja do Rosário, pois a capela original encontrava-se em estado decadente, com o início das obras em 1953.

Menino Jesus de Praga

Menino veste túnica branca ornada por fitomorfos e arremate dourado na barra. Também usa coroa, símbolo de sua realeza. Mão esquerda segura globo com cruz. A mão direita apresenta os dedos médio e indicador levantados, em sinal de bênção. Possui olhos de vidro e está com os pés descalços.

Relíquia de Santa Bakhita

De inspiração neoclássica, apresenta pilastras com fuste estriado e entablamento com cornija na parte superior. Nas faces anterior e posterior, há um medalhão com relevo de estaurograma adornado com espigas de trigo, as letras gregas Alfa e Ômega e inscrição. Relíquia de Santa Bakhita.

Pedra Fundamental (Ábaco)

Possui relevo incavo com cruz, inscrição e data.

Painel Coroação de Nossa Senhora

No centro da representação, sobre bloco de nuvens e à frente de um cortinado com lambrequim, está a Virgem do Rosário cercada pelos arcanjos e o Terço. Acima dos retábulos colaterais, nas extremidades da pintura parietal, se encontram ajoelhados sobre bloco de nuvens São Domingos de Gusmão e Santa Rosa de Lima, vestidos com hábitos dominicanos e portando Rosário e o lírio, símbolo da pureza. Os vazios do conjunto são preenchidos por diversos tipos ornamentais cruciformes, destacando-se ainda o monograma Mariano e as letras Alfa e Ômega na extremidade superior internas.

Painel Nossa Senhora de Fátima

A Virgem aparece descalça sobre um bloco de nuvens que está suspenso num pé de roseira, trajando túnica, manto e um longo véu - todos brancos - que lhe cai da cabeça aureada aos pés. Ela segura um terço na mão direita e apresenta a esquerda espalmada, em gesto de benção. Abaixo dela, à esquerda, três crianças camponesas observam sua aparição milagrosa ajoelhadas, em gesto de veneração. Do outro lado, equilibrando a composição, há três ovelhas que pastam distraídas. O plano de fundo é um bosque com ponto de fuga principal no horizonte, onde também se vê outras pequenas árvores. O traçado regulador é composto mormente de linhas retas verticais e horizontais, conformando uma representação que observa os cânones classicizantes de volumetria, naturalismo, equilíbrio e proporção. Há uma moldura externa à composição feita por barra de ladrilhos com uma guirlanda continuada de flores.

Painel Nossa Senhora de Lourdes

A Virgem aparece descalça com rosas sob os pés sobre um bloco de nuvens numa gruta, trajando túnica amarrada com uma grande fita azul e um longo véu - todos brancos - que lhe cai da cabeça aos pés. Ela está com as mãos postas em gesto de oração e olha para sua frente. Abaixo dela, à direita, uma camponesa observa sua aparição milagrosa ajoelhada, em gesto de veneração. Do outro lado, equilibrando a composição, há duas ovelhas que pastam distraídas nas margens de um pequeno córrego. O plano de fundo é a gruta com ponto de fuga principal na figura da Virgem. O traçado regulador é composto mormente de linhas retas verticais e horizontais, conformando uma representação que observa os cânones classicizantes de volumetria, naturalismo, equilíbrio e proporção. Há uma moldura externa à composição feita por barra de ladrilhos com uma guirlanda continuada de flores.

Nossa Senhora da Conceição

Aprumada sobre o globo e pisando a serpente, que ainda possui o fruto proibido na boca, a Imaculada está vestindo túnica, manto e véu, com as mãos postas e mirando abaixo de si com semblante piedoso os seus fiéis. Ela tem olhos de vidro e estofamento com ornamentação fitomórfica semelhante à aplicada na tapeçaria.

Antiga Fonte

Com aplicação de azulejos em tons azuis e amarelos (rememoração da fase rococó). A escada para a fonte tem formato sinuoso, semelhante a um lírio, com abertura em volutas. A temática ornamental básica da pintura azulejar, não obstante, é baseada no emprego do acanto, palmas e fitomorfos/boleados.
    
Ao ser iniciada a obra da nova Igreja de Nossa Senhora do Rosário, havia a necessidade de água para a sua realização, e relatos da época nos contam que, providencialmente, uma mina d’água surgiu durante sua execução. Durante todo o período da obra até sua conclusão, a água jorrou abundante, e a população petropolitana também fazia uso dela, recolhendo para beber. Foi construída uma fonte em formato de flor de lis, com a imagem de Nossa Senhora da Conceição acima, para que todos pudessem usufruir de suas águas. No entanto, a mina que surgiu no início das obras e abasteceu toda a sua construção, vem a desaparecer logo após a igreja ter sido concluída, em 1978.