Cronologia

1878

Solicitação para construção de um templo em homenagem à N. Sra. do Rosário, conforme planta baixa feita pelo engenheiro Bordini em julho de 1878, arquivada na Cia. Imobiliária de Petrópolis, e Ata da 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrópolis de 20 de novembro de 1878.

1883

A Capela fica pronta e recebe a entronização das imagens e celebração da primeira Missa, com festa em homenagem aos padroeiros, em maio de 1883.

1898

Sob nova direção e por autorização do bispo Dom Francisco do Rego Maia, a Devoção transforma-se em Confraria, mudando seu estatuto.

1953

A pequena capela está em mau estado de conservação e pequena para o número de fiéis. Monsenhor Gentil recebe a incumbência do bispo de Petrópolis de construir um novo templo.

1978

Sob o olhar atento de Monsenhor Gentil, D. Manoel Cintra faz a sagração dos sinos da nova igreja que termina de ser construída e inaugurada.

2020

O altar da igreja recebe as belas pinturas.


Roberto José Pereira é mineiro de Pouso Alegre, ocupa a cadeira n° 39 da Academia Brasileira de Artes. O artista trabalha com artes sacras e é um dos únicos brasileiros que pintam teto de igrejas. Tem trabalhos realizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde se destaca as pinturas parietais da Catedral de Juiz de Fora.